Pular para o conteúdo principal

"Curiosidade do RISO"


           Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.

                 Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas.

Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria.

Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica.

Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução.

A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação.

Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la.

O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro.

Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.



fonte: Abril 

Postagens mais visitadas deste blog

Canco Antibes ( Miguel Falabella ) Clássicos do Humor

                Entre piadas de pobres e seu hiper ego a cima do normal o Saudoso Caco Antibes, no qual representado por Miguel Falabella , é um dos  personagens marcante da série chamada Sai de Baixo, que passava aos Domingos depois do Fantástico que  tornava nosso finais de semanas inesquecíveis e hoje o protagonismo é dele no Clássicos do Humor, pois nos meus dias de criança tornava-se aceitável  partir para escola na segunda de manhã depois de rir à noite.     Hoje separei alguns bordões ditos por ele naqueles anos de felicidade.(assista o vídeo logo após) "Como é que um homem fino como eu, um homem louro, um homem alto, um príncipe dinamarquês...." "Por favor salvem a professorinha!" (no revival em 2013 citada com "Dilma, já que não salvaste a professorinha salve os aeroportos!") Quando Magda exagera nas frases estúpidas, Caco responde "Cala a b...

Os Melhores da Séries da Manchete !!

            Tenho certeza que você já  ouviu do seu Pai sobre os melhores momentos de criança, ou você que é nosso leitor que assistia o dia inteiro a Manchete como eu !!! confira essa Homenagem e duvido você não lembrar de grandes momentos quando você era criança eeeeeee chega de papo e ótima viagem ao tempo !!!

UM POUCO MAIS DE "EDUARDO STERBLITCH"

                    Começou a estudar teatro aos três anos de idade, quando sua mãe, Jacqueline Sterblitch, o matriculou em um curso livre na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, na capital carioca. Seu avô, na época ginecologista, tinha uma cliente que era casada com um francês, que, após a morte dela, veio para o Brasil morar ao lado da casa de seu avô. Este homem apresentou-lhe, de forma descartável, nove anos de clown e muita literatura dramatúrgica.                       Eduardo recebeu influência de referências como Jim Carrey, Mister Bean, Charles Chaplin, Buster Keaton, Monty Python, Nietzsche, Schopenhauer, Harold Lloyd e vários outros nomes igualmente importantes. Mais tarde, estudou no Teatro Tablado, grande escola de atores, conhecida pela excelência de seus formandos.             ...