Pular para o conteúdo principal

A importância do sorriso "porque o sorriso é o bem mais preciosa da vida"

A importância do sorriso
Maria Fernanda Barroca
O sorriso não é o mesmo que o riso. Separa-os um fosso tão grande como o que separa as lágrimas silenciosas, diante de um desgosto, dos gritos histéricos e lancinantes de quem não sabe dominar-se.

Bergson escreveu: "O riso é algo que irrompe num estrondo e vai retumbando como o trovão na montanha, num eco que, no entanto, não chega ao infinito". O sorriso, pelo contrário é silencioso como chuva mansa que cai e fertiliza a terra ou como brisa suave que acaricia e refresca o rosto. Enquanto o riso é extroversão, o sorriso desvenda delicadamente o interior de quem sorri. 

O poder do sorriso é grande, e saber sorrir é algo de muito importante. Antoine de Saint-Exupéry diz: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele". 

O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma; é um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo. É por isso que o homem é o único animal que sorri; e, como é dotado de inteligência e vontade, pode sorrir quando tudo vai bem ou sorrir mesmo que as coisas corram menos bem - tudo se resume na harmonia interior. 

O sorriso é o que primeiro acontece quando um rapaz e uma rapariga se olham e se enamoram. Não sabem explicar por que se enamoram, mas é-lhes impossível deixar de sorrir um para o outro, num sorriso cúmplice de quem não precisa de palavras para dizer o que sente. Se o enamoramento continua vem a fase em que, juntos, acham graça a tudo, sem prestarem atenção a nada do que os rodeia. Então, por vezes o seu sorriso muda-se em riso estrondoso, mas cristalino manifestando toda a força da sua juventude. Se o enamoramento leva ao namoro e este ao amor que conduz ao casamento estável, então saber sorrir é fundamental para vencer o desgaste da rotina do dia a dia e para evitar o afastamento de dois seres que, vivendo muito perto, estão interiormente afastados - não estão em sintonia. 

É pois muito importante saber sorrir. Um sorriso pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, ou um afastamento se for hipócrita; pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo. 

O sorriso pode ser um grande auxiliar na educação. Não o sorriso que pactua com a asneira, mas o sorriso que acompanha uma repreensão justa e que mostra ao visado que, apesar da dureza e firmeza da repreensão, há amizade e compreensão. 

Sorrir, porém, pode ser uma tarefa difícil. A dor e o cansaço tornam, por vezes, o sorrir muito árduo. Se há fortaleza interior então há sorriso, mas dorido. Perguntaram um dia a uma doente em grande sofrimento: "Como te sentes?". A resposta foi desconcertante: com um sorriso-dorido respondeu: "dói-me tudo". 

Mas como anda desvirtuado o sorriso! Será que podemos chamar sorriso o que vemos no rosto dos que assinam os "tratados de paz e cooperação"? Não, o que vemos não passa de um esgar. 

E termino com uma frase que vinha num calendário de bolso que me deram: "Não critique, ajude; não grite, converse; não acuse, ampare e... não se irrite, sorria". 

]




fonte:http://www.portaldafamilia.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESTAQUE DA SEMANA "UM POUCO DE ADAMASTOR PITACO" (CLÁSSICOS DO HUMOR)

                              U m pouco da História ........                 Adaildo começou a carreira na década de 1980, usado o nome de  Bede do Humor , um apelido de infância. Criou o personagem Adamastor Pitaco – o "Lindão" – para um programa de televisão do Ceará. Seu bordão cita que Adamastor "de um lado puxa ao pai e do outro puxa à mãe", em alusão à peruca com cabelo metade liso e metade crespo que Adaildo usa para compôr o personagem.                              Passou a ter destaque nacional quando apresentou-se no programa Domingão do Faustão em outubro de 1996, participando posteriormente de A Praça É Nossa durante seis meses, e Planeta Xuxa, a convite de Marlene Mattos, onde teve um quadro de humor,  "A Risadinha d...

Os 10 canais de humor mais legais do Youtube !

H oje ter um canal no Youtube é mais que uma brincadeira e sorrisos, pois se tornou uma grande fonte de renda e ganhar trabalhando no que você ama e com liberdade de expressar roteirizando sua idéias e sim foi que se grupo  conquistou na internet. Top 10: 1º Porta dos Fundos   https://www.youtube.com/channel/UCEWHPFNilsT0IfQfutVzsag 2º Os Barbixas https://www.youtube.com/user/videosimprovaveis 3º Parafernalha  https://www.youtube.com/user/canalparafernalha 4º Galo Frito   https://www.youtube.com/user/programagalofrito 5º Felipe Neto   https://www.youtube.com/user/felipeneto 6º Kibe Loco  https://www.youtube.com/user/antoniotabet 7º Acidez Feminina  https://www.youtube.com/user/AcidGirlTestosterona 8º PC Siqueria  https://www.youtube.com/user/maspoxavida 9º  Anão em Chamas   https://www.youtube.com/user/canalanoesemchamas 10º Mundo Canibal  https://www.youtube.com/user/OficialMundoCanibal Esta ai agora é...

Canco Antibes ( Miguel Falabella ) Clássicos do Humor

                Entre piadas de pobres e seu hiper ego a cima do normal o Saudoso Caco Antibes, no qual representado por Miguel Falabella , é um dos  personagens marcante da série chamada Sai de Baixo, que passava aos Domingos depois do Fantástico que  tornava nosso finais de semanas inesquecíveis e hoje o protagonismo é dele no Clássicos do Humor, pois nos meus dias de criança tornava-se aceitável  partir para escola na segunda de manhã depois de rir à noite.     Hoje separei alguns bordões ditos por ele naqueles anos de felicidade.(assista o vídeo logo após) "Como é que um homem fino como eu, um homem louro, um homem alto, um príncipe dinamarquês...." "Por favor salvem a professorinha!" (no revival em 2013 citada com "Dilma, já que não salvaste a professorinha salve os aeroportos!") Quando Magda exagera nas frases estúpidas, Caco responde "Cala a b...